CORES E GESTOS

Riscos e Cores, Pedras e Flores
por uma América Latina Unida

Exposições

A Aquarela Latina – artes plásticas foi idealizada para constituir uma ferramenta na trincheira da Batalha de Ideias,  tendo como pilares na sua formação: Cores, Palavras e Movimento, entendendo que a arte não pode se furtar ao seu papel social e transformador.
Nessa toada, apresenta seus projetos sempre pautados em resgates sociais e históricos, imbuídos de ideologia política e traduzidos em riscos, cores e poesia, buscando promover de forma coerente e dialogada exposições conjugadas com palestras e discussões em todo o território nacional e internacional; objetivando fomentar a reflexão e o debate sobre o impacto das artes plásticas na formação de um público crítico, não da arte isoladamente, mas da sua representação.

Exposição | Idéias em Cores - 2014 | 2015

  A exposição "Idéias em Cores" apresenta 15 telas (acrílico sobre tela) que retrata      personalidades que influenciaram a história da humanidade nas mais diversas áreas -    política, humana, teórica, artística entre outras.
 Entre as personalidades pintadas destacamos Che, Frida Kahlo, Nelson Mandela,                  Fidel Castro e Malcon X.


Frida Kahlo
Che Guevara
     

Charles Chaplin
O artista - ao fundo o painel da exposição



Exposição | Ouvindo Poesias e Pintando Poetas - 2013


A exposição “Ouvindo Poesias e Pintando Poetas” apresenta uma homenagem em reconhecimento aos artistas que influenciaram e influenciam a minha formação afetiva, ideológica e filosófica.

A exposição apresenta 15 telas (acrílico sobre tela) retratando diversos cantores latino americanos, a exemplo de Chico Buarque e Belchior (Brasil), Léon Giego (Argentina), Victor Jara (Chile), Silvio Rodriguez (Cuba), entre outros. 




Cazuza | Brasil

Silvio Rodriguez | Cuba


Exposição | Nós que resistimos


A exposição “Nós que Resistimos” pretende-se erguer sob o eixo Arte, Memória e Transformação Social. A ideia é evidenciar sujeitos antes relegados à margem da história factual e oficial, lembrando que sob a égide do pensamento que guiou esses homens e mulheres – e ainda nos motiva – estava o desejo de democratização do Estado e a construção de uma nação mais justa, livre e democrática. A partir dessas premissas representaremos pela pintura, mediante a utilização de diversos elementos pictóricos, um dado momento da história do Brasil que merece ser revelado.



Carlos Lamarca, 1937-1971

O projeto tem como objetivo central contribuir, através das artes visuais, com a reflexão crítica acerca de um conflituoso momento histórico nacional (1960-1980), onde nossa história era desenhada nos porões da Ditadura Militar. Para dar conta dessa apreciação será montada uma amostra de arte com vinte telas (acrílico sobre tela) que retratam a imagem de brasileiros que resistiram com a própria vida, combatendo o sistema implantado pelos militares no Brasil, dando luz a um momento histórico nacional dentro do contexto de fortalecimento democrático e luta da Comissão da Verdade.


Iara Iavelberg, 1946-1971






 " Quando não há nenhuma saída,o povo tem o direito de armar-se contra a agressão do poder,especialmente se existe a certeza de que essa luta do povo pode libertar as populações da tirania do ditador."                  São Tomás




 

 

 

Exposição | Chávez e Cuba - 2013

aprenderam a sonhar juntas 

A exposição Chávez e Cuba foi realizada com o objetivo de homenagear o Eterno Comandante da luta Bolivariana - Hugo Chávez e sua relação fraterna e solidária com Cuba e a Revolução Cubana.

A exposição é composta por 15 telas retratando o Comandante Chávez com personalidades e símbolos cubanos que representam a solidária cumplicidade entre Venezuela, Cuba e seus Líderes.

Foi exposta em 2013 durante a XXI Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, ocorrida em julho na cidade de Foz do Iguaçu - Paraná 









Exposição | Marighella - 2012

 apenas um mulato baiano e um herói brasileiro

O projeto para a exposição MARIGHELLA busca resgatar e apresentar a figura e luta política de Carlos Marighella na construção de um mundo melhor e socialmente justo, sobretudo na resistência pela liberdade durante a ditadura militar no Brasil. Além de constituir uma justa homenagem ao homem, guerrilheiro, dirigente partidário, preso político e acima de tudo um filho dessa Pátria que não teve tempo pra ter medo, não fugiu à luta e teve a coragem de dizer que os únicos vencidos são os que não lutam e que o homem deve ser livre.
A exposição apresenta ao público 15 telas retratando o Comandante Marighella em diversos momentos e épocas da sua vida militante.


A exposição foi realizada em 2012 na Praça Castro Alves e apresentada na Biblioteca Pública do Estado da Bahia  – Salvador.
 





Exposição | Um Abraço Universal - 2012

cores e gestos homenageiam o gigante americano: 

Fidel Castro

O projeto para a exposição UM ABRAÇO UNIVERSAL surgiu como a possibilidade de homenagear o gigante americano chamado Fidel Castro durante a XX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que ocorreu em Salvador de 24 a 27 de maio de 2012. Norteada pelos conceitos universais que regem sua conduta e na simbologia que o abraço trás dentro do que efetivamente se converte o Movimento de Solidariedade a Cuba no Mundo, o qual, de alguma forma abraça essa pátria (Cuba) num movimento que solidariza e luta.

Buscou-se nos abraços entre Fidel e Grandes Personalidades - que assim como ele lutaram e lutam por um mundo fraterno e mais igual - retratar a importância e alcance dessa luta nos diversos povos, independente de etnia, cultura ou crença.

A exposição apresenta ao público 23 telas retratando abraços universais com intelectuais, artistas, desportistas e políticos como: Che, Raul, Mandela, Frei Betto, Allende, Lula, Chavez, Gabriel Garcia Marques, Maradona, Evo Morales, Oswaldo Guayasamin e outros tantos representando o povo da nação que queremos construir. Essa exposição busca uma justa homenagem ao Comandante Fidel Castro e a apresentação de outros que também levam a bandeira da Liberdade. Tendo como objetivo “apresentar” ao público a figura política do Líder Cubano isenta das especulações midiáticas, através da idéia generosa de solidariedade e união latino-americana.
A exposição conta com apresentação de Frei Betto e foi exposta em 2012 durante a XX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba em Salvador e na Casa de La Amistad - Havana | Cuba.