CORES E GESTOS

Riscos e Cores, Pedras e Flores
por uma América Latina Unida

Arte e Compromisso



Exposição celebra Carlos Marighella 

Helder Becerra exalta revolucionário baiano

Cláudio Mota | DO BAHIA TODO DIA | 05/11/12| 07h47

Mostrar o lado humano e revolucionário do baiano Carlos Marighella em telas junto ao poeta maior da Bahia, Castro Alves. Esse foi o objetivo do sociólogo formado e artista plástico autodidata, o paraibano Helder Becerra. A exposição realizada neste domingo (4)  acabou acontecendo em frente à estátua do poeta, em virtude da gravação de cenas da próxima minissérie da Rede Globo.

Segundo Becerra, a ideia é homenagear Marighella no aniversário de sua morte (assassinato segundo o pintor), que fez 43 anos nesse dia. “São 13 telas feitas esse ano, exclusivamente para manter viva a memória desse grande baiano, lido no mundo inteiro”, afirmou.

O artista revelou que sua intenção com a mostra é desmistificar a ideia imposta pela ditadura militar (1964-1985). “Marighella foi considerado o inimigo número um do regime, quando, na verdade, ele foi um lutador pela liberdade e pela democracia no Brasil. Por isso foi cassado”, explicou.

Para Becerra, expor as telas junto a estátua de Castro Alves foi intencional. “Esses dois grandes baianos foram revolucionários em suas trajetórias. Se indignaram com as coisas erradas e propuseram transformações sociais”, declarou.

Helder disse que procura um local fechado para expor seu trabalho até o dia 5 de dezembro, data de nascimento de Marighella, que completaria 101 anos.

http://www.bahiatododia.com.br/index.php?artigo=23491 

Nenhum comentário:

Postar um comentário